COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO

O Compromisso com a Felicidade está profundamente relacionado com uma proposta de educação, de estimulação permanente de educação, de desafios constantes, de construção de uma personalidade independente e, acima de tudo, com uma consciência crítica do eu individual do educando.

O Compromisso com a Liberdade pressupõe uma personalidade inquiridora, que pergunta, que participa, e está intimamente relacionado com uma proposta de socialização e de respeito coletivo, em que os limites devem ser bem nítidos, assim como a predisposição para o diálogo democrático.

O Compromisso com o Saber implica uma identidade com o saber democrático, o saber social, o saber político, o saber moral. Não há, portanto, que desprezar a memória, o formal, para que cada educando filtre, ao seu tempo e ao seu ritmo, o seu saber individual – que espelhe os seus interesses e vocação específica. Atravessamos, neste momento, o limite do saber informativo para o saber crítico.

O Compromisso com o Lazer é o mais novo e significativo dos elementos da escola. Educar para o lazer, vincular a existência à presença do lazer, do ócio, é tarefa delicada, cheia de sutilezas – porque o lazer é elemento- síntese de um processo educativo moderno e, como tal, ameaça descaracterizar a força institucional da escola.

O Compromisso com a Iniciação à arte, à política, ao esporte, à vocação, à ciência, ao teatro, à música, à cibernética, à religião constitui-se em práticas de lideranças específicas e, por mais que se possa aferir algum tipo de produto, na escola, esta iniciação deve ser entendida e valorizada como processo.

O Compromisso com o Pragmático deve ser prática de terminalidade do processo escolar, de sorte a preparar o aluno para novos segmentos do sistema escolar, fazendo-o apto à seleção e à escolha social – elementos inerentes ao nosso sistema político-cultural.

O Compromisso com a Criatividade põe em questão, permanentemente, o conceito convencional de inteligência, na medida em que a criatividade é resultado da auto-estimulação, do aguçamento da emoção, de proposições profundamente individualizadas, das quais o educando é ser-agente.

O Compromisso com o Futuro refere-se ao compromisso com o futuro da humanidade, antes do próprio futuro do indivíduo. A tarefa da escola é, em tese, preparar o educando para o futuro – mesmo que este futuro seja completamente imprevisível. A escola moderna não pode mais se furtar à imprevisibilidade do homem moderno.

O Compromisso com a Verdade põe fim, de uma vez por todas, com a educação que fomenta a hipocrisia. A convivência com a verdade esvazia a educação fundamentada em modelos , em formas, em discursos prontos, e coloca o aluno como o centro do processo de ensino, ajudando-o a conviver com os seus problemas, os problemas de sua faixa etária, os seus problemas emocionais e humanos.

O Compromisso com a Família impõe uma escola aberta, que busca canalizar os anseios da comunidade educativa, que discute com a família a realidade de cada um, as qualidades e os defeitos do processo de ensino, gerando um aperfeiçoamento do sistema escolar.

• Secretaria: 31 3539-7208 / 3539- 7204
  • Tesouraria: 31 3539-7207 / 3539-7221